Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso
(A) evitar a arte retórica.
(B) conhecer bem o assunto.
(C) discernir a verdade do assunto.
(D) ser capaz de criar aparência de verdade.
(E) unir a arte retórica à expressão da verdade.
Questão 03
... para quem quer tornar-se orador consumado não é indispensável conhecer o que de fato é justo, mas sim o que parece justo para a maioria dos ouvintes, que são os que decidem; nem
precisa saber tampouco o que é bom ou belo, mas apenas o que parece tal ...
Neste trecho da tradução da segunda fala de Fedro, observa se uma frase com estruturas oracionais recorrentes, e por isso plena de termos repetidos, sendo notável, a este respeito, a retomada do demonstrativo o e do pronome relativo que em o que de fato é justo, o que parece justo, os que decidem, o que é bom ou belo, o que parece tal. Em todos esses contextos, o
relativo que exerce a mesma função sintática nas orações de que faz parte. Indique-a.
(A) Sujeito.
(B) Predicativo do sujeito.
(C) Adjunto adnominal.
(D) Objeto direto.
(E) Objeto indireto.
Questão 04
Não se deve desdenhar, caro Fedro, da palavra hábil, mas antes refletir no que ela significa.
Nesta frase, Sócrates, para rotular o tipo de discurso que acaba de ser sugerido por Fedro, emprega palavra hábil com o sentido de
(A) discurso prolixo e ininteligível.
(B) pronúncia adequada das palavras.
(C) habilidade de leitura.
(D) expressão de significados contraditórios, absurdos.
(E) discurso eficiente em seus objetivos.
Questão 05
... que frutos a retórica poderá recolher daquilo que ela semeou?
Esta passagem apresenta conformação alegórica, em virtude do sentido figurado com que são empregadas as palavras frutos, recolher e semeou. Aponte, entre as alternativas a seguir,
aquela que contém, na ordem adequada, palavras que, sem perda relevante do sentido da frase, evitam a conformação alegórica:
(A) alimentos ? colher ? plantou.
(B) resultados ? produzir ? prescreveu.
(C) lucros ? contabilizar ? investiu.
(D) textos ? apresentar ? negou.
(E) efeitos ? causar ? menosprezou.
Questão 06
A partir do texto apresentado, aponte a alternativa que não caracteriza a Bossa Nova.
(A) Ambientada em Ipanema.
(B) Bem recebida por um público mais jovem.
(C) Abordagem de temas do cotidiano.
(D) A dor como o fato dominante da existência.
(E) Maior sofisticação harmônica e rítmica.
Questão 07
Segundo o texto, o principal traço distintivo da Bossa Nova com relação ao samba-canção foi
(A) a influência do jazz.
(B) o afastamento do samba tradicional, batucado, quadrado.
(C) a exploração da positividade expressiva e um otimismo sem precedentes.
(D) a influência do tango e do bolero sofrida pela Bossa Nova.
(E) o caráter mais inovador e as virtudes rítmicas do sambacanção.
Questão 08
Seguindo as lições do fragmento apresentado sobre as características temáticas de cada gênero musical, aponte quais dos quatro seguintes exemplos fazem parte de letras de sambascanções.
I. Não falem dessa mulher perto de mim, / Não falem pra
não me lembrar minha dor
(Cabelos brancos, de Marino Pinto e Herivelto Martins.)
II. Doce é sonhar / E pensar que você / Gosta de mim / Como
eu de você
(Este seu olhar, de A. C. Jobim.)
III. Eu não seria essa mulher que chora / Eu não teria perdido
você
(Castigo, de Dolores Duran.)
IV. Ah! se eu pudesse te mostrar as flores / Que cantam suas
cores pra manhã que nasce
(Ah! se eu pudesse, de Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli.)
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) I, II e III.
(E) II, III e IV.
Questão 09
... sendo compreensível que as descrevessem como canções bobas e ingênuas, não obstante a sofisticação harmônica e rítmica.
Nesta passagem, a sequência não obstante a poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
(A) em função da.
(B) apesar da.
(C) graças à.
(D) por causa da.
(E) em relação à.
Questão 10
A leitura do fragmento como um todo permite concluir que, para o autor,
(A) o samba-canção era um gênero superior ao da Bossa Nova, pelo fato de explorar temas mais sérios e adultos.
(B) a Bossa Nova buscava agradar ao público jovem com letras simplórias e melodias bastante pobres.
(C) tanto a Bossa Nova quanto o samba-canção foram gêneros secundários, sem qualquer influência relevante para a música popular brasileira.
(D) o samba autêntico, tradicional, tinha muito mais qualidade e autenticidade que a Bossa Nova e o samba-canção.
(E) samba-canção e Bossa Nova representaram desenvolvimentos autênticos do samba tradicional, cada qual com temática própria e estrutura melódica e musical distinta.