Exercícios Pré-Modernismo
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Exercícios Pré-Modernismo


01. A obra de Lima Barreto:
a)Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno
b)Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista
c)É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 20
d)Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática
e)É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de problemas brasileiros

02. A obra reúne uma série de artigos, iniciados com Velha Praga, publicados em O Estado de São Paulo a 14-11-1914. Nestes artigos o autor insurge-se contra o extermínio das matas da Mantiqueira pela ação nefasta das queimadas, retrógrada pratica agrícola perpetrada peã ignorância dos caboclos, analisa o primitivismo da vida dos caipiras do Vale da Paraíba e critica a literatura romântica que cantou liricamente esses marginais da civilização:
a)Urupês (Monteiro Lobato)
b)À Margem da História (Euclides da Cunha)
c)Contrastes e Confrontos (Euclides da Cunha)
d)Idéias de Jeca Tatu (Monteiro Lobato)
e)n.d.a.

03. Em Os Sertões, de Euclides da Cunha, a natureza:
a)funciona como contraponto à narração, ressaltando o contaste entre o meio inerte e o homem agressivo
b)é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens que podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados
c)condiciona o comportamento do homem, de acordo com as concepções do determinismo cientifico de fins do século XIX
d)é objeto de uma descrição romântica impregnada dos sentimentos humanos do autor
e)é o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas não funciona como elemento determinante da ação

04. (FUVEST) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam ?reformar? o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:
a)cultural, agrícola e político
b)lingüístico, político e militar
c)lingüístico, industrial, e militar
d)escolar, agrícola e militar
e)cultura, industrial e político

05. Augusto dos Anjos é autor de um único livro, Eu, editado pela primeira vez em 1912. Outras Poesias acrescentaram-se às edições posteriores. Considerando a produção literária desse poeta, pode-se dizer que:
a)Foi elogiada poeticamente pela crítica de sua época, entretanto não representou um sucesso de público
b)Traduz a sua subjetividade pessimista em reação ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário em reação ao homem e ao cosmos, por meio de um vocabulário técnico-científico-poético.
c)Anuncia o Parnasianismo, em virtude das suas inovações técnico-científicas e de sua temática psicanalítica
d)Revela uma militância político-ideológica que o coloca entre principais poetas brasileiros de veio socialista
e)Foi recebida sem restrições no meio literário de sua época, alcançando destaque na história das formas literárias brasileiras

06. ?Sofreu influencias das idéias deterministas de Taine; nacionalista ferrenho, deu grande valor à mestiçagem; oi o primeiro intérprete da evolução cultural e espiritual brasileira; ignorando Hege, Engels e Marx faltou- lhe uma concepção totalizante e dialética da cultura.?:
a)Domingos Olímpio
b)Raul Pompéia
c)Sílvio Romero
d)Adolfo Caminha
e)Rui Barbosa

07. Assinale a associação incorreta:
a)Graça Aranha ? sincretismo entre Realismo, Simbolismo e Impressionismo
b)Euclides da Cunha ? ?barroco cientifico?
c)Lobato ? narrativa oral
d)Coelho Neto ? simplicidade, apontado pelos modernistas como exemplo

08. Assinale a alternativa em que aparecem três características de Rui Barbosa:
a)critica, sátira, barroquismo
b)orador exímio, justeza verba, linguagem elaborada
c)poeta parnasiano, lirismo, subjetividade
d)espírito combativo, sinonímia, historiador

09. Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
a)A prática de um experimentalismo lingüístico radical
b)A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante
c)O estilo conservador do antigo regionalismo romântico
d)A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão
e)A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade brasileira

10. Assinale a alternativa falsa, sobre Monteiro Lobato:
a)vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do ?contador de casos?
b)nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da agricultura no Vale do Paraíba, após o ?ciclo? do café
c)traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a devastação da natureza pela pratica agrícola da queimada
d)explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm quase sempre finais trágicos e deprimentes
e) n.d.a.





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